17ª Assembleia Sinodal

Oi gente!

Sei que sou meio sumida, mas estou aqui novamente haha

Hoje vim falar pra vocês sobre a 17ª Assembleia Sinodal do nosso Sínodo que aconteceu sábado passado (06/04) lá na comunidade da Rega II, em Blumenau.Sei que o James já fez um post dando uma explicada no o que é essa tal de Assembleia Sinodal.

Resumindo e simplificando, a Assembleia Sinodal é uma “reunião”, que acontece todo ano, onde delegados(as), ministro(as), presidentes das Paróquias e Comunidades e coordenadores dos Setores de Trabalho tem a oportunidade de tomar conhecimento do que está acontecendo pelas nossas Comunidades e Paróquias, e o que aconteceu no Sínodo em 2012 através dos relatórios do Pastor Sinodal, do Conselho Sinodal, das Assessorias de Comunicação, Formação e Administração, dos setores de trabalho, das representações sinodais, das paróquias e do relatório de estatísticas. Também é nessa assembleia que o nosso Sínodo definiu os planejamentos missionários para o ano de 2013.

E como James já disse, nesse ano o Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich estava presente também 😮

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Culto com mensagem do Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich

 

Termino deixando a mensagem da 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí que resume tudo que foi discutido lá 😀

“Mensagem da 17a Assembleia Sinodal

 Reunidos na Comunidade de Itoupava Rega II, em Blumenau, para a 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, no dia 6 de abril, nós, delegadas e delegados, ministras e ministros vivemos comunidade sob o lema do ano: “Ser, participar, testemunhar. Eu vivo comunidade”.

O pastor presidente, Nestor Paulo Friedrich, participou conosco e, em culto, refletiu sobre essa temática. “Com o tema estamos na contramão do que experimentamos na sociedade, pois viver comunidade não é um processo natural. Viver comunidade hoje é graça de Deus e Igreja viva é aquela que faz história”, pregou o pastor presidente. Friedrich ainda enfatizou que devemos resgatar e reconstruir essa identidade tão especial dentro da IECLB.

O pastor presidente nos desafiou a exercitar comunidade como um espaço que promove acolhimento, segurança e aceitação, enfim, comunhão, onde sabemos lidar com as nossas diferenças e se é capaz de perdoar.  É preciso saber receber as pessoas para que se sintam acolhidas. Jesus queria uma comunidade com reconciliação; uma Igreja que resolve conflitos e essa mensagem nós deveríamos levar para as comunidades e exercitar nelas.

Ressuscitar e viver a Páscoa significa vida nova. Esta perspectiva nos motiva a refletir sobre os relatórios, a partir do desafio de “viver comunidade”. Discutimos importantes ações no sentido de motivar e integrar as novas gerações à participação comunitária; também destacamos contribuições dos setores de trabalho, independente da idade, como ação missionária que constantemente nos desafia a viver comunidade. Nós  precisamos ser uma IECLB que serve, seguindo os passos de Jesus Cristo.

Nos novos tempos outras ações acrescentam-se constantemente. O crescimento da Igreja, aliado às ferramentas do marketing e da comunicação, é um desafio que está na pauta das nossas discussões. Da mesma forma, a contribuição voluntária, a sustentabilidade e a gestão administrativo-financeira. Nos alegra, a criação da nossa mais nova paróquia em Navegantes, como fruto do nosso trabalho missionário. Nos estimula a ser Igreja que olha para além da sombra da própria torre, como o caso do projeto “Galo Verde”, que é o testemunho da sustentabilidade ecológica e o cuidado com a natureza. “Não herdamos a terra de nossos antepassados, mas a tomamos emprestada de nossos netos”.

Como Sínodo Vale do Itajaí nosso compromisso é “ajudar a ser”, “articular a participação” e “incentivar o testemunho” da comunidade na sociedade.

 Blumenau, Paróquia em Itoupava Rega, 6 de abril de 2013.”

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Beijos gente, e até a próxima 😀

One thought to “17ª Assembleia Sinodal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *