A volta dos salmos cantados – IECLB

Em agradecimento ou súplica, a igreja evangélica de confissão luterana, com o canto comunitário, eleva seus pedidos através da liturgia (Kyrie, Gloria, Aleluia…) ou através do hinos. Estas são formas ricas de louvor que vem passando de geração em geração dentro da IECLB.

Desde 2005 foi iniciado um projeto de recuperação de outra forma de louvor: os salmos cantados. O Salmos cantados, ou antífonas, são textos bíblicos que são cantados de forma responsiva no culto. Este projeto ocupou-se com a composição destas antífonas para que possam ser utilizadas em forma de “antifonário” por toda a IECLB.

Segundo a coordenadora de música da IECLB, Soraya Eberle: “Começa-se com a antífona, cantada pela comunidade. A seguir, a/o oficiante lê as estrofes (os versos do Salmo) e toda a comunidade canta a resposta – a antífona. Assim, a antífona é o versículo que se entoa antes de um Salmo e que depois se repete, alternadamente entre as estrofes, como um refrão ou estribilho.”

Sob a coordenação do musicista Louis Marcelo Illenseer, compositores de toda a IECLB se reuniram em oficina e produziram antífonas para cada domingo. Estas composições serão disponibilizados no portal luteranos a partir do próximo mês, de acordo com o ano eclesiástico.

Agora o momento é das comunidades realizarem suas experiências com as antífonas, assim que disponibilizadas no portal. Precisamos aderir a mais esta forma rica de louvor à Deus.

Abaixo, um vídeo da antífona do Salmo 30, composição de Marcell Silva Steuernagel no encerramento da 7ª Oficina de Música do sínodo Paranapanema:

Mais informações, acesse a matéria completa no Portal Luteranos: http://www.luteranos.com.br/conteudo.php?idConteudo=22135

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *