Afinal o que é uma Wiki?

Bom dia pessoal!!

Recuperados das dores dos jogos?

Você com certeza já escutou a seguinte frase de um professor: “Não pode pegar da Wikipédia, não é uma fonte confiável”. E com certeza isso irritou muito na hora de fazer trabalho, afinal a Wikipédia possui uma grande quantidade de boas informações.

Mas o porque a Wikipédia não é confiável? Bom, o principal motivo disso é porque ela é uma Wiki. Então o que é essa tal de Wiki?

Uma Wiki é uma coleção de informações, páginas, textos e etc reunidos em um só lugar e interligadas de alguma forma. Em uma Wiki qualquer pessoa pode editar, criar e excluir informações. Isso tem suas vantagens é claro, pois se muitas pessoas fazem isso a quantidade de informação será bem maior. Mas é claro, existe o lado ruim. Se muitos pode mexer nas informações da Wiki fica impossível de dizer que as informações ali contidas são realmente verdadeiras. Ou seja, infelizmente o professor que fala aquela famosa frase no início desse post tem razão.

Mas existe um professor que cansou de reclamar disso e resolveu tomar uma ação. O professor Jorge Makssoudian criou um projeto e entrou em contato com os ‘donos’ da Wikipédia aqui no Brasil. 

Junto com seus alunos no 9º ano, Jorge atualiza as informações sobre obras literárias, tornando as informações ali contidas mais confiáveis. Isso estimula seus alunos a ler os livros e ao mesmo tempo colaborar com demais pessoas fornecendo informações corretas sobre as obras literárias.

Achei a ideia incrível e acredito que isso com certeza fará uma grande diferença para o aprendizado daqueles alunos. Quem sabe outros professores gostem da iniciativa e comecem a fazer o mesmo. Talvez daqui um tempo a situação se inverta e a Wikipédia se torne o lugar mais confiável para pesquisar os seus trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *