Conheça a Rede de Musicistas da IECLB – Entrevista com Letícia Arnold

“O único fim, o único objetivo de toda música é o louvor a Deus e a recreação da alma. Quando isso se perde de vista, não
pode haver mais verdadeira música, restam somente ruídos e gritos infernais.” – J. S. Bach

420596_3064532104104_952722934_n (1)Boa Tarde Pessoal!! A entrevista de hoje vai ser com a Letícia Arnold, ela é representante da recém-formada “Rede de Musicistas da IECLB”. Esta rede foi criada dentro do “I Forum de Musicistas da IECLB” que aconteceu lá em novembro de 2012, em Porto Alegre. (Em um outro momento, falo um pouco mais sobre o Fórum).

  •  O que aconteceu no I Fórum de Musicistas da IECLB? De onde surgiu esta iniciativa?

Este tipo de evento já estava sendo comentado e aguardado na IECLB há muito tempo, e se eu não me engano, a iniciativa de montar o fórum surgiu dentro do próprio Conselho Nacional de Música. Antes do fórum, eu não havia me envolvido com nada nesse sentido, então não sei dizer precisamente da onde surgiu a iniciativa de realizá-lo.
Mas, quanto ao que ocorreu dentro do fórum, foram realizadas diversas atividades buscando refletir a música dentro de nossa igreja. Participamos de palestras, discussões, exposições de trabalhos, conversas em pequenos grupos com uma atividade específica (por exemplo, grupos de discussão sobre música e formação, ou sobre o trabalho dos regentes, ou dos organistas, etc.). E claro, como musicistas, também tocamos e cantamos um pouco! (clique aqui para acessar o Grupo Virtual do Fórum de Musicistas)

 

  • Uma das propostas que surgiram dentro do fórum é a Rede de Musicistas da IECLB, a qual você é representante. O que é esta rede? Quais as propostas para este projeto? Quem pode participar?

A Rede de musicistas é um grupo formado por musicistas atuantes na IECLB. A princípio a Rede é um um grupo aberto, ou seja, todos podem participar, mas é desejável que fique restrita àqueles que atuam como líderes e coordenadores das atividades musicais nos seus contextos . A proposta é que a Rede seja um espaço onde se possa realizar discussões e também compartilhar informações, aproximando os musicistas uns dos outros. Temos um grupo virtual no facebook, que possibilita que participantes de todo o país se comuniquem de forma bastante ágil e simples.

Isso aí pessoal!! A entrevista é MEGA curta, mas é só pra falar um pouquinho desta iniciativa que está dando os seus primeiros passos que é a “REDE DE MUSICISTAS”.

Então temos dois grupos virtuais (no Facebook) destas iniciativas! Um deles é o grupo do Fórum de Musicistas, um grupo aberto focado na troca de ideias entre músicos da IECLB. O outro grupo é a Rede de Musicistas. Este é fechado, visando a participação de líderes e coordenadores de música.

 

Abraços e até a próxima!
Matheus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *