Conselho Nacional de Música – 2013

Entre 08 e 10/03/13 reuniu-se em Itajaí/SC, o Conselho Nacional de Música em sua 41ª Reunião Ordinária. O CNM contou com a presença de 22 líderes musicais oriundos de 14 sínodos. Além dos representantes dos conselhos de música dos sínodos, contou com a presença de representantes da Obra Missionária de Metais “Acordai”; do Seminário de Música Rodeio 12; do CoLi – Conselho de Liturgia e da Rede de Musicistas e da assessora de formação do CNM Prof ª Isolde M. Frank. A IECLB esteve representada pela musicista Dr ª Soraya H. Eberle, à frente da Coordenação de Música da IECLB.

A abertura da reunião se deu, na sexta-feira a noite, com culto oficiado pelos pastores: Oziel Campos de Oliveira Junior, Alexander Busch e Marcos Butzke, no templo da Comunidade de Itajaí. Durante o sábado cada representante relatou as experiências na área da música sacra em sua região. Com isso, obteve-se um panorama da atividade musical na igreja como um todo. O grupo de metais da Paróquia de Fidelis realizou um recital para o grupo na parte da noite.

DSCF2119 - Cópia

No domingo o conselho participou de um culto com a comunidade local. A última plenária destacou os eventos de caráter anual, os quais têm “criado raízes” e atingido cada vez um número maior de lideranças musicais das comunidades. Entre estes eventos destacam-se:

  • Semana de Canto na ADL
  • Oficina de Música no Sínodo Paranapanema
  • Seminário de Música Rodeio 12
  • Seminário de Música no Sínodo Rio Paraná
  • Festival Luterano de Música
  • Encontros de Coros e de Instrumentistas
  • Oficinas de Alfabetização Musical

Na pauta do encontro esteve, entre outros temas, o futuro novo hinário; o jubileu da reforma de 2017 e o antifonário (caderno com versículos dos salmos musicados). Em 2014 o conselho será recebido no Sínodo Nordeste Gaúcho, em Ivoti/RS, entre os dias 1 e 4 de maio.

Matéria por: Cleonir Geandro Zimmermann – Presidente do CNM.

DSCF2093 DSCF2095 DSCF2097 DSCF2103

É uma experiência muito boa e marcante, poder estar em contato com outros sínodos de outras partes do Brasil. Saber como funcionam os trabalhos de música em outros lugares. Trocar experiências e ideias. Pensar música a partir de Lutero!

E vem novidade por aí!! Nas próximas semanas, estarei publicando aqui uma série de entrevistas sobre o fazer música nas perspectivas luteranas. Aguardem!!! Além das entrevistas, bastante novidades o ideias do que rola na música da nossa IECLB!!

Abraços,
Matheus

2 comentários em “Conselho Nacional de Música – 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *