Cuidado com as palavras

Olá pessoal!

Essa semana li uma notícia me lembrou de um assunto muito importante, a privacidade na internet.

Uma mulher na Malásia foi presa após insultar o rei no seu facebook. Na Malásia existe uma lei de Comunicações e Multimídia, desde 1998 que considera crime de perturbação pública insultos a monarquia e sobre essas acusações  que esta mulher foi presa.

E você, o que você posta nas suas páginas sociais? No Brasil a nossa liberdade de expressão é bem maior do que em muitos países do mundo e podemos expressar nossa opinião livremente. Mas será que utilizamos de maneira correta essa liberdade?

Em uma rápida passada por algumas páginas de pessoas conhecidas encontrei diferentes tipos de posts, desde críticas sociais até detalhes pessoais. Até ai isso é normal, mas você já parou para pensar quem pode ver o que você diz na internet? A internet é uma grande rede sem limites, em segundos pessoas do mundo inteiro pode ver aquilo que você postou. Inclusive aquele post dizendo: “uhul, meus pais viajaram, estou sozinho em casa”. 

Este tipo de post com informações detalhadas da sua vida pessoal é um grande risco na internet. Pessoas no mundo inteiro podem utilizar destas informações para vários fins, entre os mais comuns a extorsão e a chantagem. E muitas vezes o alvo deste ‘ataques pessoais’ não são diretamente a pessoa que coloca as informações, mas sim aos seus parentes ou amigos próximos. Como se proteger então? 

A solução mais fácil seria parar de postar as informações pessoais, mas ai as redes sociais perderiam um dos seus principais objetivos. A solução mais trabalhosa, porém mais correta é configurar as opções de privacidade das redes sociais. Além disso é necessário tomar cuidado com as pessoas que você aceita como amigo, pois só assim as opções de privacidade vão funcionar corretamente.

Cuidado nunca é demais na internet e achar que ‘isso não vai acontecer comigo’ é um dos maiores erros que as pessoas cometem. Por isso tomar cuidado nunca é demais.

Um comentário em “Cuidado com as palavras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *