Estão nos observando!

Um dos assuntos mais comentados no mundo virtual e que tem envolvido o Brasil fortemente é um tal caso de “espionagem virtual”.

Para quem está por fora do assunto (tá na hora de começar a ler as notícias hein!!) vou explicar bem rapidinho este assunto. Existe uma suspeita (não vou afirmar porque não foi provado ainda heheh) que empresas como a Apple, a Microsoft e o Google fornecem informações pessoais para o governo dos EUA sobre aquilo que nós colocamos na internet com a desculpa de identificar possíveis grupos terroristas. “Nossa, quer dizer que eles conseguem ver tudo sobre minha vida?”, sim conseguem, mas isso não é surpresa nenhuma certo?

Acontece que este tipo de informação não pode ser fornecida a ninguém sem que exista uma liminar judicial com bons argumentos para isso. Aí que começa o problema, digamos assim. Segundo relatos estas e outras empresas fornecem esse tipo de informação sem qualquer mandado legal, quebrando os termos de serviço (aqueles que você aceita sem ler) de manter a privacidade das informações.

Fiquem tranquilos, o governo dos EUA não está procurando seus segredos românticos e nem aquelas fotos estranhas com seus amigos naquele álbum privado no Facebook. Eles procuram possíveis terroristas pela rede, claro, isso não justifica ficar olhando a vida de todo mundo, mas também não é o fim dos tempos. Afinal, quem não deve não teme.

Mas existe um jeito de se proteger disso Henrique? Sim existe! Basta você não usar mais nada na internet. Tirando isso não existe outra solução que pode ser utilizada de maneira simples.

Não estou defendendo estas empresas e nem o governo dos EUA, e realmente não acho certo que estas informações sejam compartilhadas, mas não vejo isso como algo que mude minha maneira de usar a internet. Nós somos pessoas comuns, que utilizamos a internet basicamente por diversão, para estudar e para se comunicar, e isso não vai mudar em nada a vida deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *