FEMUCA 2014 – Deus quer ouvir o nosso canto!

cartaz

O Festival de Música, Canto e Arte chega a sua 43ª edição! Com alegria, entusiasmo e com sonora expectativa voltaremos a nos reunir, neste ano na Paróquia de Badenfurt – Blumenau, para celebrar a arte em nossa igreja.

Arte que conecta, que emociona, que nos move, que nos relaciona em comunidade e que nos renova. Arte que é dádiva de Deus e que queremos utilizar para a proclamação do seu evangelho, quando prepara o coração, promove o amor, quando nos move a crer e fortalece-nos na fé.

A música, em compreensão luterana, é a voz viva do evangelho e é com esta voz que buscamos cantar ao mundo. Cantar do amor e da esperança. Cantar da paz e da salvação. Cantar um novo canto na terra.

A música desperta-nos para exercermos o nosso sacerdócio na vida cristã. Sacerdócio este que é papel de todos nós enquanto cristãos luteranos. Por isso todos nós podemos e devemos oferecer o nosso canto e nossos dons a serviço de Deus.

Por isso somos DESPERTADOS PELA MÚSICA, para agir na proclamação do evangelho. Para louvar a Deus por tudo o que ele tem feito por nós. Para testemunhar o seu amor promovendo Vidas em Comunhão e para edificarmos na fé.

Por isso, venham! Louvem ao Senhor, pois assim como somos DESPERTADOS PELA MÚSICA, DEUS QUER OUVIR O NOSSO CANTO!

Assim também queremos colocar em prática a música que é presente de Deus e JUNTOS promovermos mais um Festival de Música, Canto e Arte no Sínodo Vale do Itajaí.

Neste ano, contamos com algumas mudanças no formato do evento. Dentre elas, trouxemos a formação em música (que antes existia na Escola de Formação) para o FEMUCA. Assim como somos chamados a atuar e colocar em prática esta arte para a honra e glória de Deus, também queremos oferecer o nosso melhor. Por isso, faz-se importante que busquemos conhecer um pouco mais sobre esta arte que é forte ferramenta para a caminhada da fé.

OFICINAS

Neste ano, cada participante deve escolher uma oficinas para participar. São elas:

  • Canto e Interpretação: Canto e Interpretação é uma oficina que pretende atender os interessados no canto. A intenção é proporcionar aos participantes um contato com os aspectos mais relevantes da técnica vocal para o canto popular sob o olhar do trabalho em grupo, de bandas. Microfone, equipamentos de palco, postura, cuidados com a voz serão alguns dos assuntos abordados nesta oficina que promete envolver o cantor participante de forma prática e despertar o interesse em seu constante aperfeiçoamento

Oficineiro: Mareike Valentin

Mareike

Mareike Valentin é cantora e iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade. Desde 1998 buscou aperfeiçoar-se através de cursos de curta duração com músicos de diversas partes do mundo.
Lançou seu primeiro disco em 2012, sob direção musical de Leandro Braga. Desde 2010 atua como preparadora vocal do musical “O Sonho do Cowboy”, no parque Beto Carrero World, de Maicon Clenk (PR) e Tim Rescala (RJ). É Professora de Canto Popular na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. É Licenciada em Música pela FURB – Universidade Regional de Blumenau e mantém suas atividades como preparadora vocal e ministrante de oficinas de curta duração voltadas para cantores.

 

 

  • Arranjo para bandas: Na prática em conjunto, é muito importante que o papel de cada instrumento e a atuação dos mesmos sejam minuciosamente pensados para uma boa atuação. Cada instrumento em um grupo tem uma função a ser exercida, assim como podemos deixar a criatividade rolar e utilizar estas funções da forma mais interessante. Na oficina de arranjo, serão trabalhados conceitos para a prática instrumental em grupo. 

Oficineiro: Caio Fernando

Caio Fernando

Baixista nascido na cidade de Atibaia, interior de São Paulo, reside desde a infância em Blumenau, Santa Catarina, onde começou a atuar muito cedo como músico profissional tocando com diversas bandas da região.
Cursou faculdade de licenciatura em música na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e foi professor de baixo elétrico e coordenador de prática em grupo de música instrumental no Teatro Carlos Gomes.
Caio Fernando apesar de acompanhar diversos artistas, tem como foco sua carreira como artista solo, levando o baixo a frente como protagonista!
Em 2012 lançou seu primeiro disco autoral, juntamente ao guitarrista Jackson Carlos, intitulado “Fabergé”.

 

 

 

  • Percussão: Dos troncos e das sementes das árvores, dos ossos e peles dos animais, do metal e do plástico, do ar e da vibração dos corpos, o homem vem transformando matéria em instrumentos de percussão. A percussão tem recebido significados ao longo da história e deles expressa ideias, formas e cores em busca de sonoridades e ideias. Nesta oficina, serão trabalhados conceitos básicos de percussão, percussão corporal e a utilização de instrumentos no auxílio da prática musical

Oficineiro: Mayla Iara Valentin

Mayla

Bacharela em Bateria / Percussão, formada pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, foi musicalizada aos 3 anos de idade, e de 1999 à 2010 integrou o Grupo TXAI – coro de adolescentes de Pomerode – SC, regido pela professora Dalci Valentin, sua mãe. Em 2007 realizou junto ao grupo uma turnê pela Alemanha e Áustria, onde atuou como cantora e percussionista.
Em 2012 atuou como atriz e cantora no musical Orfeu 21, de André de Souza e Gregory Haertel, promovido pelo Teatro Carlos Gomes.
Atualmente integra o Grupo de Percussão de Itajaí, que acaba de lançar seu primeiro DVD “Ritmos do Mundo”, além de atuar como percussionista com a cantora Mareike Valentin, e realizar trabalhos ocasionais com o Grupo TXAI, o Coro da FURB e outros.

 

 

  • Teatro: O teatro busca, através da expressão, atuação e interpretação, despertar sentimentos. Sentimentos estes que também fazem parte de nossa vida e estão intrínsecos na arte. Nesta oficina, serão trabalhadas práticas de interpretação e expressão corporal.

Oficineiro: Fabio Hostert

fabio

Bacharel Interpretação Teatral (FURB), Licenciado em Educação Artística (FURB) e Especialista em O Ensino da Arte (FURB). Integrante da CIA. CARONA DE TEATRO, desde 2000. Atuou nos espetáculos: DAS ÁGUAS – 2012 (Direção), ORFEU XXI (Musical  produzido pelo Teatro Carlos Gomes – Ator protagonista), É TENTANDO QUE SE DESISTE – 2010 (Direção), PASSARÓPOLIS (2010) entre outros.
Trabalhou também com a Equipe Vira lata de Teatro e com o Grupo Teatral Phoenix como ator e diretor e já fez trabalhos no cinema e TV. Participou de workshops com o Grupo Lume Teatro (Campinas/SP), a Périplo Compañia Teatral (Buenos Aires/Argentina) entre outros.
Atua na área docente na Carona Escola de Teatro, assim como atuou no curso de graduação em teatro da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

 

 

  • Danças Urbanas: Nosso corpo é a obra mais preciosa de Deus e precisamos saber utiliza-lo de forma a fazer soar a melodia que parte do coração, passa pelo corpo e é devolvida para aquele que nos criou. A dança promove a interação de elementos musicais e corporais a fim de cultivar a expressão. Queremos expressar nossa alegria em poder fazer parte de um corpo de Cristo e assim sermos chamados (as) a atuar na vida comunitária. Nesta oficina, serão praticados elementos da dança de rua como expressão do canto novo que brota do seio comunitário.

Oficineiro: Bruna Roberta Hank

bruna

Iniciou no mundo da dança aos três anos de idade com a modalidade Ballet, e a realizou durante seis anos na Escola Pró-Dança no Teatro Carlos Gomes em Blumenau.
Participou do grupo de dança avançado da Prof.ª Bruna Georgi, o Gahp Junior. Grupo que representou a cidade de Blumenau e conquistou troféus em diversos festivais de dança do país, sendo campeão do Festival Interacional de Hip Hop em 2007, e participante de três edições do maior festival de dança do mundo, Festival de Dança de Joinville, trazendo, em duas edições, troféus para Blumenau.
Em 2011, viajou para Nova York, onde fez especialização em uma das maiores academias de dança do mundo, a Broadway Dance Center, com professores conhecidos no mundo todo e de maior renome no mundo da dança.
Trabalha como professora de danças urbanas na Escola de Dança Arte A2 em Blumenau e também como bailarina e professora substituta da coreógrafa Bruna Georgi.

 

 

APRESENTAÇÕES E INSCRIÇÕES

Além das oficinas, vamos ter um momento para os grupos de JE compartilharem seus trabalhos artísticos. O tempo máximo de apresentação por grupo é de 8 minutos (incluindo arrumação de palco) e deve ser inscrito com antecedência, através do link:
jevi.com.br/inscricoes

A inscrição individual custa R$ 15,00 (com alimentação inclusa) e pode ser realizada pelo link: jevi.com.br/inscricoes

 

LOCAL DO EVENTO E HORÁRIOS

O evento vai acontecer na Paróquia de Badenfurt – Blumenau, com início as 8h e término previso para as 18h.

POR ISSO VEM, ENTRA NA RODA COM A GENTE TAMBÉM! VOCÊ É MUITO IMPORTANTE, VEM!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *