Fim de semana agitado: Assembleia Sinodal e Reunião da Coordenação

Bom dia meus queridos!

O post de hoje traz um breve resumo sobre o que aconteceu neste final de semana em âmbito Sinodal. 🙂

Igreja do culto de abertura
Igreja do culto de abertura

No sábado (06/04), aconteceu a 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, na comunidade de Itoupava Rega II, em Blumenau.

A Assembleia é o órgão máximo de nosso sínodo. Lá são decididas as questões mais importantes para os trabalhos sinodais.

Essa edição da Assembleia contou com a presença do Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich, que é o Pastor Presidente da IECLB. Ele nos trouxe uma prédica muito pertinente no culto de abertura, relacionado ao tema do ano: Ser, Participar, Testemunhar. Eu vivo comunidade!

Logo depois, todos se dirigiram a uma sociedade, que abrigou a plenária da Assembleia. No primeiro momento, após serem formadas as comissões, todos os membros da Assembleia foram divididos em 6 câmaras para

Sociedade onde foi a Assembleia
Sociedade onde foi a Assembleia

discutirem os relatórios que cada paróquia e setor de trabalho no sínodo fazem contando as alegrias, os desafios e as perspectivas do trabalho comunitário. Você pode baixar o relatório da JE Sinodal aqui.

A nossa câmara foi a 2, onde foi tratado especificamente da Criança e JE. O papo foi muito bom e produtivo, percebemos que cada vez mais o trabalho com as novas gerações estão nas preocupações e também nas atividades das comunidades e paróquias.

Também foi bastante comentado para que cada vez mais o jovem assuma funções responsáveis em suas comunidades, atuando no presbitério e em representações Sinodais. Atualmente a JE tem uma cadeira na assembleia como setor de trabalho e mais uma jovem (nesse caso, a Martha), que é suplente do representante no conselho da sua paróquia (Blumenau Centro). Ela participou da câmara 6, que tratava sobre ecumenismo. Com certeza a Martha vai falar mais sobre a presença dela na assembleia na quarta-feira. Mesmo assim, fica aqui o nosso incentivo para que vocês busquem esse tipo de atuação também na paróquia de vocês.

Outra grande conquista da JEVI nesta assembleia foi a aprovação da abertura em período integral da Pastoral da Criança e JE no nosso sínodo. Nós da coordenação juntamente com a coordenação do Culto Infantil e do Missão Criança, já tínhamos conseguido aprovar a criação de uma comissão para o estudo desta pastoral na Assembleia de 2011, em Indaial. Durante esse período, essa comissão se reuniu e conseguiu então, aprovar nesta assembleia a criação efetiva desta vaga. Pessoalmente, fiquei muito feliz com isso, pois estamos vendo sair este projeto do papel e com isso, o trabalho com Crianças e Jovens no nosso sínodo vai se fortificar, e muito.

James, Pastor Presidente da IECLB Dr. Nestor, Pastor Sinodal Breno e Martha, durante a assembleia
Na foto: eu (James), o Pastor Presidente da IECLB Dr. Nestor, o Pastor Sinodal Breno e a Martha, durante a assembleia

Já no domingo, tivemos mais uma reunião da Coordenação JEVI, com uma pauta bastante extensa, mas muito divertida. Dentre os diversos temas, falamos sobre o Pré-CONGRENAJE, que será no próximo dia 21, às 13:30, na paróquia da Itoupavazinha. Tivemos também a “estreia” de uma pessoa na coordenação, a Hellory, da JEBA (Badenfurt). Seja bem-vinda, Hellory! 🙂

 

Parte da Coordenação JEVI, na reunião deste domingo
Parte da Coordenação JEVI, na reunião deste domingo

Ufa, depois de tanto assunto, só uma música pra colocar a cachola em dia, né? hahaha

Hoje de manhã ouvi essa versão e achei bacana (mesmo preferindo a versão da Cássia Eller). Resolvi compartilhar com vocês. Tenham uma ótima semana pessoal. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *