Joga na nuvem!

Olá a todos!!!

Como está semana de vocês? Já começaram a se preparar para o acampa?

Essa semana uma pessoa do meu trabalho me fez a seguinte pergunta: “O que é essa tal de nuvem? Por que é vantagem colocar minhas coisas lá?

Hoje em dia a grande tendencia na área da informática é a famosa Computação na Nuvem (Cloud Computing), mas afinal o que é essa nuvem? Ela nada mais é que a internet em geral, a grande rede de computadores onde tudo se conecta com tudo. A computação em nuvem funciona da seguinte forma: você possui um computador, tablet ou celular mas ao invés de salvar suas coisas nesse dispositivo você salva elas em servidores que permitam isso. Você pode salvar suas fotos, vídeos, documentos, músicas e além disso existem alguns serviços que permitem executar aplicativos direto da nuvem! Ou seja, o programa está instalado lá em um servidor em qualquer lugar do mundo e você executa direto do seu dispositivo.

Legal, mas qual a vantagem disso? A grande vantagem disso é que através da Computação em Nuvem você consegue acessar suas informações de outros lugares e caso o seu computador dê algum problema, você não perderá nenhuma informação. Outra vantagem é que dessa forma é mais fácil compartilhar a informação com seus amigos. Sabe aquele trabalho em dupla? Então, você podem salvar em nuvem e cada um acessa de sua casa.

Mas Henrique, isso é seguro? Sim, é seguro! As empresas que oferecem este serviço estão cada vez mais empenhadas para manter as informações em segurança. Outro ponto importante é cuidar da privacidade das suas informações. Antes de utilizar um serviço de Computação em Nuvem leia os ‘Termos de Serviço‘ para descobrir se as suas informação serão mantidas realmente privadas ou não.

A grosso modo é assim que funciona a computação em nuvem. Hoje em dia ela está acessível a todos e quase 100% das pessoas já utilizam ela mesmo sem saber. Serviços como o Google Drive e Dropbox permitem você salvar seus arquivos na nuvem. Sites como o MySpace e SoundCloud fazem a mesma coisa, só que com músicas. Várias empresas oferecem serviços de Computação em Nuvem, gratuitos ou não, e com recursos diferentes.

Eu sou um usuário fiel desses serviços. A ideia de ter os arquivos que onde quer que eu esteja já me salvou várias vezes e quem sabe pode salvar você também.

E ai, deu pra entender como funciona essa famosa  Computação em Nuvem? Quer saber mais e como utilizar? Deixe seu comentário ou entre em contato. Com certeza irei responder a sua dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *