Lutero e a música: Paradigmas de louvor

“A música é uma explêndida dádiva de Deus e eu gostaria de exaltá-la com todo o meu coração e recomendá-la à todos. Mas eu estou tão dominado pela diversidade e magnitude de suas virtudes e benefícios que, por mais que eu queira exaltá-la, minha exaltação será insuficiente e inadequada. Se queres confortar os tristes, aterrorizar os felizes, encorajar os desesperados, tornar humildes os orgulhosos, acalmar os inquietos ou tranquilizar os que estão tomados pelo ódio, que meio mais efetivo do que a música poderias encontrar?” – Lutero

Hoje eu quero falar especialmente de um livro. Ele se Lutero e a música: Paradigmas de louvor – Carl F. Schalk, Editora Sinodal, 2006.

Eu considero um livro fundamental e obrigatório pra qualquer Luterano que se importa com a música de sua religião. Ele é a porta para o diálogo do fazer música dentro da comunidade Luterana e o que ela significa desde o tempo da reforma. O livro oferece um estudo sobre a importância da música na vida e no pensamento teológico de Lutero.

MÚSICA COMO SINAL DE CONTINUIDADE COM A IGREJA UNA!

As ideias de Lutero não representam tão-somente uma questão de interesse histórico, mas revelam concepções que podem auxiliar na reflexão acerca da maneira como nós hoje vemos e usamos a música da igreja.

9788523308230_G1-500x500

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *