Marco Civil da Internet

Acredito que todos vocês ouviram falar da espionagem na internet e os últimos problemas envolvendo o Brasil.

Depois desses escândalos todos o Brasil resolveu dar uma passo adiante e tomar uma atitude para evitar futuros problemas. Foi criado o Marco Civil da Internet. Mas o que é isso?

O Marco Civil da Internet é um projeto de lei, ele tem base no artigo 64 da Constituição (pra quem quiser pesquisar hehehe) e deverá ser votado nos próximos 45 dias. Este Marco Civil basicamente apoia a liberdade na internet incluindo os seguintes tópicos: privacidade, neutralidade e a proteção dos direitos constitucionais no ‘mundo virtual’.

Lógico, isto não basta para tornar a internet um lugar mais seguro e confiável, mas já é um grande passo. O próximo passo seria a criação de uma política de segurança na internet, investindo em técnicas sofisticadas para proteger os dados do governo e dos cidadãos, e sabe o melhor? Provavelmente isso tudo deve ser realizado por profissionais brasileiros (pessoal da área de TI batendo palmas agora!!).

A segurança na rede, principalmente aqui no Brasil, sempre foi algo que me preocupou muito, mas aos poucos nosso país vem evoluindo em relação a isso. Quem sabe em breve nos tornamos um exemplo no cenário internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *