Relato especial do Seminário de Liturgia para jovens

Nos dias 15 e 16 de novembro, no feriadão, ocorreu no lar de retiros Rodeio 12 o seminário intersinodal de liturgia entre o Sínodo Vale do Itajaí e Norte Catarinense, realizado pela Cat. Dtr. Erli Mask – coordenadora de liturgia da IECLB, com diversos conteúdos, desde a liturgia na IECLB até o preparo de celebrações e suas metodologias.

Nossos aprendizados começaram por volta das nove horas da manhã com uma pequena celebração e em seguida com a apresentação de todos. Durante o restante do dia tivemos diversos aprendizados significativos como: o estudo da ordem litúrgica de um culto, a ordem de seus elementos, o que pode faltar ou não e também o que cada um significa. Aprendemos não apenas através da fala da Cat. Erli, mas também com a utilização de recursos mais dinâmicos, como apresentação em Power Point, cartazes e cânticos.

Para finalizar o primeiro dia fizemos uma oração da noite em que utilizamos um elemento do culto que foi muito discutido, o estudo do Kyrie Eleison, para lembrar as dores que existem no mundo e aclamar pela misericórdia de Deus, seja pela nossa própria vida, nossa família, ou nossos lideres. Após esse emocionante momento, tivemos um momento de integração com conversas, cantos e troca de ideias até a hora de ir dormir.

No dia seguinte acordamos bem cedinho para mais um dia cheio de ensinamentos! Pela manhã aprendemos como preparar celebrações, e inclusive alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. No meio da manhã nos dividimos em dois grupos sendo que um destes ficou responsável pelas meditações do acampa e o outro para preparar um culto hipotético.

Vale lembrar que fomos muuito bem alimentados, a comida estava maravilhosa e durante os momentos de café/almoço/janta (além dos lanchinhos ) houve uma boa integração entre os jovens.

Para finalizar, agradecemos de coração por essa oportunidade, principalmente à Cat. Erli pelos seus ensinamentos aos participantes do seminário, onde nos foi proporcionado nesses dois dias momentos em que ocorreram comunhão, companheirismo, espiritualidade, formação e como não podia faltar um grande agregamento de conhecimento!

Todos  os participantes do seminário de liturgia

Momento de reflexão, realizando o Kyrie Eleison. Cartazes sobre os elementos que compõem o culto.

Catequista Erli realizando os primeiros passos do seminário.

 

 

Alessandra Brancher – Vale do Itajaí

Jéssica Oliveira – Vale do Itajaí

Raquel Marques – Norte Catarinense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *