Tecnologia para um bem social

Olá pessoal!!

Ultimamente tenho me empolgado bastante em relação a tecnologia. Muitas novidades, novos dispositivos, novas funcionalidades e etc. Mas uma outra coisas tem me chamado mais a atenção ainda. A cada dia que passa surgem novidades tecnológicas que auxiliam aqueles que possuem alguma necessidade especial.

solucoes-movelEssa semana li uma notícia sobre um aplicativo chamado ProDeaf que faz a tradução da nossa língua (o português) para a Libras (Língua brasileira de sinais). Este aplicativo interpreta por áudio ou texto aquilo que estamos falando/escrevendo e mostra através de um boneco na tela do celular como aquilo pode ser dito através da linguagem de sinais.

Como qualquer programa de tradução, ele também não é perfeito, mas os problemas apresentados com certeza serão ajustados e melhorados com o passar do tempo. O idealizador da ideia (João Paulo de Oliveira) disse que a ideia surgiu em um trabalho no seu mestrado quando conheceu Marcelo Amorin (que é surdo). Ele também conta que não pretende ganhar dinheiro com o aplicativo e que o real ganho dele será para a sociedade.

Para desenvolver este projeto eles contaram com o apoio de duas empresas, o Bradesco e a Telefônica. Além disso foram ajudados pelo CNPq, que é um órgão do governo que financia pesquisas acadêmicas. O que me deixa mais feliz é que a ideia não para por aqui. Eles pretendem que até o fim desse ano seja lançada a função que faz a tradução inversa, ou seja, que ‘leia’ os gestos da pessoa feitos em Libras e traduza para o português.

Mais informações sobre esse brilhante aplicativo podem ser vistam no site deles clicando aqui.

E aproveitando esse assunto vou mostrar uma boa oportunidade de tirar seu projeto do papel. Já estão abertas as inscrições para o GSF2013 (Google Science Fair – Feira de ciências do Google). Mas o que é isso? 

O GSF2013 é um feira de ciências on-line onde jovens de 13 até 18 anos podem mostrar seus projetos para o mundo e quem sabe conseguir um patrocíneo. É uma ótima oportunidade para quem sempre tem boas ideias de mostrá-la para o mundo inteiro. Infelizmente não posso mais participar, mas caso alguém tenha interesse posso ajudar na inscrição e etc.

E este ano o slogan da GSF é: “Esta é a sua vez de mudar o mundo“.

Ainda faltam 21 dias de inscrições para a feira, que tal bolar um projeto e participar? Você pode ver mais informações sobre a feira no site clicando aqui. Quem sabe mais uma vez podemos mostrar que o jovem é o protagonista do mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *